Durante a gestação, o corpo da mulher passa por várias transformações que podem causar dores, desconfortos e disfunções nesse periodo. Com profissionais capacitadas para esse momento, auxiliamos cada mulher a viver essa fase com uma melhor qualidade de vida, pensando sempre na mãe e no bebê!
Drenagem Preparatória para Gestantes
Na medida em que as semanas avançam durante a gestação, surgem novas inquietações com relação ao parto e a maternidade. Neste mundo tumultuado, onde não temos tempo para parar, nem mesmo quando estamos gestando uma vida, é preciso ao menos abrir uma brecha. Um momento em que a gestante possa estar consigo mesma. Um momento para cuidar não só do seu corpo, mas também da sua mente.
A Drenagem Preparatória é uma técnica exclusiva da clínica Materna e foi desenvolvida para que se crie essa brecha. Além do efeito estético, atua na prevenção e melhora da retenção de líquidos, proporciona o alívio de dores e tensões principalmente nos pés, pernas e lombar através do relaxamento. Afinal, nos preocupamos em criar esse momento único para a futura mamãe, para assim refletir essa harmonia em sua gestação, parto e pós-parto.
Indicamos iniciar as sessões entre o primeiro e segundo trimestre, sempre com a liberação do obstetra e frequência mínima de uma vez por semana, prevenindo o inchaço e os desconfortos durante toda a gestação.
Conheça nossa loja:
Drenagem Preparatória x Drenagem Linfática Convencional
Mudanças após o Nascimento
Com o nascimento do filho, as mudanças não param. A amamentação, as mudanças fisiológicas naturais do pós-parto, a recuperação do processo de trabalho de parto e parto. A entrega da mãe para cuidar do novo ser, adaptações e readaptação conjugais e familiares….
Essa mulher mais do que nunca precisa ser cuidada, nutrida, para que possa cuidar e nutrir seu filho. Afinal, ninguém consegue cuidar de alguém sem estar bem. Nesse momento a Drenagem Preparatória também se apresenta como um recurso de extrema importância, oferecendo relaxamento, nutrição, equilíbrio e momentos de introspecção. Mesmo sendo um momento complicado de criar esse tempo, nos na Materna fazemos o possível para que fique viável para nova mãe receber sua massagem. Aconselhamos que venha com seu companheiro e bebê caso não se sinta segura de sair de casa sozinha. O importante é ter o seu próprio tempo por alguns minutos.
Contudo, é preciso conhecimento para que a massagem seja para o seu bem e não lhe cause nenhum mal.
Conheça os tratamentos pós-parto:
Benefícios da Drenagem Preparatória
Pilates Preparatório
Técnica que une a fisioterapia obstétrica e pélvica ao pilates para preparar o corpo da mulher em todas as fases da gestação. Fortalece os músculos da região pélvica e auxilia na diminuição da dor e desconfortos, além disso previnem possíveis disfunções no pós-parto.
Objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da gestante, reduzindo dores na coluna, púbis, inchaço e fadiga. Assim as posturas e os exercícios são específicos para cada período gestacional.
Indicamos iniciar as aulas de Pilates Preparatório entre o primeiro e segundo trimestre sempre com a liberação do obstetra e com a frequência de duas vezes na semana.
O que trabalhamos no Pilates Preparatório
Benefícios do Pilates Preparatório
Fisioterapia pélvica na gestação
A fisioterapia pélvica é uma especialidade que busca fortalecer a região do assoalho pélvico, prevenindo e tratando disfunções.
Se você nunca ouviu falar sobre assoalho pélvico, trata-se da musculatura localizada bem próxima à área vaginal, que sustenta os órgãos pélvicos (o útero, a bexiga, uretra, ovários, tubas e intestino) e que sofre bastante impacto com a gestação.
A fisioterapia pélvica é indicada em casos de incontinência urinária ou menopausa, e muito recomendado às gestantes – já que é capaz de evitar a incidência de traumas durante o parto com o fortalecimento de todo assoalho pélvico e períneo.
Além de preparar o corpo para o parto, a técnica ainda aumenta a lubrificação e sensibilidade no canal vaginal, melhorando também a vida sexual da mulher.
O tratamento é realizado de forma individualizada e personalizada. Após a avaliação, a profissional recomenda quais recursos serão utilizados e a quantidade de sessões.
Aplicação de taping em gestantes
O taping consiste em aplicações de faixas adesivas, onde a forma de aplicação muda de acordo com a necessidade de cada paciente. Não recomendamos a aplicação em pessoas que possuem qualquer tipo de reação alérgica a curativos.
Durante a gestação é muito utilizado para aliviar a sobrecarga na pelve, melhora dos desconfortos no baixo ventre, lombar, púbis entre outros. Pode ser aplicado assim que tiver qualquer indicação, independente do período gestacional.
O taping é feito por aplicação, cada aplicação pode permanecer na pele de 5 – 7 dias. Depois desse período é necessário retirar e pode reaplicado após um intervalo de no mínimo 24h.