Skip to content

Mudanças fisiológicas importantes da gestante

A gestação pode chegar até as 42 semanas, mas a maioria dos bebês nascem até 40 semanas, além das transformações hormonais que ocorrem durante a gestação, observamos ainda outras mudanças fisiológicas importantes na gestante.

O fluxo sanguíneo da mulher grávida aumenta certa de 40% e o nível de hemoglobina cai aproximadamente 80%. O coração da gestante aumenta de tamanha, há maior circulação de sangue no corpo (cerca de 1,5L a mais) e ocorre o aumento da pulsação. A produção cardíaca aumenta de 30 a 50%.

Há também um aumento da ventilação pulmonar e maior consumo de oxigênio – em torno de 20% a mais. Ocorre mudança no centro de equilíbrio do corpo, devido as mudanças dos órgãos internos para se adaptar ao bebê e ao peso dele.

O primeiro trimestre é onde a mulher sente enjoo, queda de libido, irritabilidade, muito sobre e cansaço. Geralmente no mundo do trabalho nega-se o estar grávida e se cobra o mesmo ritmo de produção da mulher. Além dos efeitos preventivos estéticos, a massagem entra como uma hora de calmaria e paz para aceitar o início desse novo ciclo.

No segundo trimestre já é possível sentir os movimentos do bebê e ele passa ter uma existência real, com isso, a imagem mulher mãe começa a se formar. A barriga está mais visível, para algumas isso gera um impacto muito grande na autoestima, para outras a mulher se sente mais empoderada e bonita. Geralmente é nessa fase que a gestante começa sentir as dores na lombar, é muito importante dar ênfase nessa região durante a massagem para aliviar toda a tensão. Aconselhar o início das atividades física como pilates preparatório, caminha e alongamentos é importante para o bem-estar durante o resto da gestação.

O terceiro trimestre é o último estágio da gestação e é o ápice da abertura do corpo e psíquica. É onde a mulher sente mais as mudanças no corpo, incomodadas com o aumento de peso, estrias, medo de como ficará o corpo após o parto. Algumas mulheres sentem-se impedidas e subjugadas pelos limites do próprio corpo. É preciso se adaptar aos novos ritmos e se permitir descansar mais.

Todas essas alterações fazem as gestantes apresentarem desconfortos, é importante você saber o que é normal ou não para auxiliar a gestante. Com a Drenagem Preparatória, uma boa alimentação, muita água e atividade física como o Pilates Preparatório conseguimos amenizar todos estes desconfortos.

Nas últimas semanas de gestação é comum sentir-se triste, chorar com facilidade, como uma “depressão pré-parto”, que passa naturalmente. É necessário relaxar, descansar e se divertir.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

Back To Top