Skip to content

Como é distribuído o peso ganho durante a gestação

Muitas gestantes se questionam em relação ao peso. Algumas cuidam da alimentação, praticam atividade física e mesmo assim o ganho de peso não para.

Afinal, se meu bebê pesa 3kg, por que eu ganhei mais peso?

Para a formação do bebê todo nosso corpo se adapta, um exemplo é o aumento de sangue e líquido extracelular, importante para várias funções. Esse aumento de líquido e sangue pode pesar juntos em média 2,8kg.

Há um aumento no volume das mamas e nos vasos para deixá-las prontas para a amamentação, podendo pesar em média 800g a mais. O tecido adiposo (gordura) também aumenta naturalmente, claro que deve ser acompanhado com uma boa alimentação e prática de atividade física. A gordura funciona como uma reserva energética, tanto para a mãe como para o pequeno bebê. Esse ganho pode ser em média de 4kg.

O útero é a casa do bebê e, logo, vai sendo expandido à medida que ele cresce podendo pesar em média 1,6kg. Dentro do útero temos o líquido amniótico que envolve o feto, protegendo-o contra choques e mantendo-o numa temperatura ideal, o peso desse líquido em média pode ser de 1,1kg.

Além do útero temos a placenta, ela possibilita a passagem de diversas substâncias ao bebê e serve como filtro, podendo pesar em média 1,1kg. Aos poucos, as células do feto se diferenciam e crescem em número e tamanho formando-o, em média os bebês nascem com 3kg – 3,1kg.

O ganho de peso varia de mulher para mulher, cada corpo se adapta de uma forma. O importante é cuidar da sua saúde para ter qualidade de vida durante todas as fases da maternidade. Tenha paciência com seu corpo, aos poucos no pós-parto você vai se encontrando novamente.

Espero que esse post tenha esclarecido algumas das suas dúvidas em relação ao peso durante a gestação. Se gostou, compartilhe com uma amiga.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

Back To Top